Projeto Integra

‘titulo’ => ‘Projeto IntegraUerj’,
‘texto’ => ‘ O Projeto INTEGRA UERJ se propõe a Atualizar a Política de Inovação para a UERJ de modo a articular a integração e colaboração por toda a Universidade
através de 5 células de conhecimento a saber: Tecnologia; Novas Metodologias de Aprendizagem; Saúde3D; Meio Ambiente; Empreendedorismo, Inovação e Legislação.
Como diferencial, o projeto oferece em cada célula uma Metodologia, parte integrante da Nova Política de Inovação da UERJ, cuja aplicação resultará em um Estudo de Caso na Universidade.’
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‘titulo’ => ‘Empreendedorismo, Inovação e Legislação’,
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Propõe-se a integração das células nesse novo Marco Legal da UERJ.

Suas atividades têm como foco o Empreendedorismo, Inovação e Legislação, em
conjunto com os pilares do perfil Empreendedor de visão de futuro, flexibilidade
de paradigmas e a liderança, as várias práticas de Gestão de Pessoas e a
disseminação da Cultura de Empreender e Inovar, usando como base os
preceitos da Academia e toda a legislação de Inovação, Propriedade Intelectual
e a LGPD.

Tem como metodologias para a inovação e sua gestão:

a) Avaliação como pilar da inovação: A avaliação em todo o seu processo
apresenta uma necessidade dupla. Se por um lado, cada vez mais se utilizam
os resultados da avaliação como indicadores de mudança, por outro lado,
cada vez mais é preciso mudar para realizar os processos de avaliação. O
modelo metodológico objetiva certificar que os resultados da avaliação
realizada possam, efetivamente, diagnosticar situações e indicar as
intervenções necessárias e possíveis de mudanças e aprimoramentos. Serão
utilizados a Metodologia para Avaliação e Construção de Indicadores – A3,
como disciplina da Graduação e da Pós-Graduação no PPGMA, ISBN 978-
85-7393-786-2, e o Software de Avaliação – Sava3 (Processo INPI
020110134502).
b) A Gestão de Inovação: também ofertada como uma disciplina Graduação e
da Pós-Graduação no PPGMA, apresenta a Metodologia Prospecti na
prospecção da Inovação com a Rodada de Ativos Intelectuais – RAI, a
tipificação dos ativos e toda a sistemática operacional de registro no INPI ou na
Biblioteca Nacional.
c) A Metodologia de Gerência de Projetos: o desenvolvimento de projetos
obedecerá a metodologia de gestão para inovação com vistas a garantir o
progresso das atividades com acompanhamento de objeto, objetivos,
qualidade, custos e prazos, utilizando as melhores práticas gerenciais, tendo
como base os princípios da Prospecção, Registro e Salvaguarda da Inovação,
com identificação de autoria e titularidade.
d) Metodologia de disseminação da Cultura de Propriedade Intelectual,
Empreendedorismo e Inovação:
será utilizada na composição da Nova
Política de Inovação da UERJ que contemplará todas as fases, da Prospecção
à transferência, para a sociedade, com garantias da orientação, quer sejam
professores pesquisadores e/ou alunos com a capacitação nessas
metodologias. Para o caso dos docentes, servidores da casa, a titularidade é
da UERJ e a autoria é do docente, garantido o direito pecuniário pela
deliberação de Premiação de autor da UERJ (AEDA-REITORIA nº 57/2003).
e) Integração institucional: os mecanismos e a integração do tema “Inovação
e Empreendedorismo” na UERJ acontecem através de projetos, workshops e
ações inovadoras. Nos últimos anos, algumas ações permitiram a integração
de praticamente todo o sistema UERJ e diversas instituições:
• Edições do WCTI – Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação na
capacitação e difusão da inovação PI e empreendedorismo;
• Projeto de LGPD para inserção da nova Lei;
• Projeto Qualitec de apoio aos Laboratórios de Inovação da UERJ;
• Projeto G3E – Grupo de Especialistas em Educação Empreendedora;
• Ações da Política de Inovação na Gestão da Inovação em suas Fases
de Prospecção, Tipificação dos Ativos Intelectuais, Titularidades e
Autorias, Registros dos ativos (INPI ou Biblioteca Nacional);• Editais de Licenciamentos e Transferências de Tecnologia;

• Metodologias: ProspectI – de prospecção da inovação com o RAI-
Rodada de Ativos Intelectuais e o Acelera, que aprimora projetos
potenciais de inovação;
viii) Avaliação como Software registrado no INPI
(SAVA3);

• Aceleração, avaliação da viabilidade patentária e os instrumentos
jurídicos necessários a cada ação desenhada.

Equipe

Marinilza Bruno de Carvalho
José Carlos Vaz e Dias
Henrique Nóbrega
Heloisa Helena Ferraz Ayres
Thayaná Gonçalves da Cunha
Ana Lúcia Lopes Lacerda
Elaine Borin
Sheila Perlingeiro Calvo.


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CURSO IDEAÇÃO – FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Para realização do projeto e das atividades das ações da Célula Educação, a
Educação com novas metodologias de aprendizagem será concebida através
de duas perspectivas:

1- Educação e Capacitação:
Para este tópico serão utilizadas as seguintes abordagens:

  • Revolution: similar a um Bootcamp, esta atividade de educação é
    representada por um programa intensivo, no qual o curso aborda a exposição
    de teorias, estudo de casos, networking e intercâmbio de experiências entre
    alunos, professores, servidores e especialistas convidados. Será ministrado um
    curso por semestre, com carga horária de 30 horas, com no máximo sessenta
    participantes, e sendo trazidos e trabalhados problemas da universidade e da
    sociedade. Pretende-se integrar tais atividades dentro do processo de
    curricularização da extensão da UERJ.
  • Innovation: Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e
    Inovação (cursos/conteúdos que serão ministrados para todas as áreas de
    interesse da universidade). Esse laboratório desenvolverá conteúdos com
    diferentes cargas horárias e interações (ensino, pesquisa e extensão) com o
    objetivo de difundir os conceitos de inovação dentro e fora da universidade e
    reforçando a questão da P&D como algo essencial para o domínio do “saber
    fazer” (knowhow) e da tecnologia, elos fundamentais na cadeia de inovação.
    Além disso, realizará consultoria tecnológica para capacitar os pesquisadores
    da universidade, utilizando metodologia inovadora de base científica, para a
    modelagem de empresas inovadores de base tecnológica, a partir da
    identificação das oportunidades de negócios, baseada no conhecimento
    gerados em projetos de pesquisa e na dinâmica do mercado nacional e
    internacional.
  • FabUerj – ambiente no qual agrega-se o referencial teórico com a
    liberdade de criação, inovação, compartilhamento de projetos e trabalho em
    equipe (Labmaker). Esse ambiente propiciará o aprendizado multidisciplinar,
    estimulando a abordagem pessoal de problemas, com o objetivo de despertar
    nos alunos o prazer pelo trabalho em equipe e busca do conhecimento,
    autonomia e iniciativa, valorizando aspectos da autoeducação e do “aprender
    fazendo”. A intenção é superar a mera racionalidade instrumental que separa
    razão e sujeito, o mundo científico e tecnológico e o mundo da subjetividade.
    Esse tipo de ambiente minimiza a constituição de campos disciplinares
    isolados, fragmentados, alienados do conjunto de que fazem parte, e com isso
    perdendo significação: o mundo da “hiperespecialização” em que vivemos. Os
    ambientes serão constituídos em três locais distintos na universidade, com
    metodologia de trabalho uniformizada:

    • 1) Laboratório de Prototipagem na ESDI;
    • 2) Cepem/Hupe;
    • 3) Laboratório de Prototipagem FAT/Resende.

2 – Maratona tecnológica (hackathon): utilizada como ferramenta de
educação e capacitação, utilizando recursos e plataformas gratuitas para sua
concepção. Serão realizadas duas maratonas por ano, sendo uma relacionada
a área da Saúde e outra ao Meio Ambiente.

Equipe

Maria Isabel de Castro de Souza
Karla Tereza Figueiredo Leite
Jaques Fernandes Dias
André Ribeiro de Oliveira
Luiz Antônio de Saboya
Branca Regina Cantisano dos Santos e Silva
Rita de Cássia da Silveira
Marconcini Bittar


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Com projetos de aproveitamento de água, energia limpa e cuidado com os
resíduos, se propõe a criar uma célula com ações de sustentabilidade
integradas de projetos de economia verde e de educação ambiental,
relacionados ao uso racional da água, sistemas de águas pluviais, energia
limpa e manejo sustentável de resíduos sólidos urbanos.

As medidas propostas consistem na integração de processos e técnicas
aplicadas à engenharia ambiental, como alternativas de segurança hídrica e
energética institucional, de acordo com a metodologia FEW Nexus – Food,
Energy, Water (KONDASH, et al., 2021; SCHULL et al., 2020) como nexo de
inovação, desenvolvimento e tecnologias sustentáveis.

Propõe-se à implantação de sistemas de aproveitamento de água de chuva,
dispositivos economizadores de água, sistemas de geração fotovoltaicas e
mecanismos de gerenciamento de resíduos sólidos aplicados ao Restaurante
Universitário da UERJ. A partir da análise de dados ambientais e de
caracterização institucional, quanto à ocupação, oferta e demanda de produtos
e serviços, serão elaborados projetos específicos relacionados ao
aproveitamento da cobertura do Restaurante Universitário (RU), e do Centro
Cultural e Ginásio da UERJ, para a captação de água de chuva e de energia
solar como tecnologias de aumento da eficiência do uso da água e otimização
energética.

As atividades incluem também uma análise das operações de aquisição e
consumo de produtos e serviços diversos no RU, destinados à produção de
alimentos e serviços gerais, a partir de metodologia específica de avaliação de
nominada Water Footprint Assessment (HOEKSTRA, et al., 2011).Também serão elaboradas ações de sustentabilidade no manejo dos resíduos sólidos
gerados pela UERJ, em especial os resíduos orgânicos do RU, a partir da
reciclagem de materiais, compostagem e iniciativas em parcerias com
Cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis do Rio de
Janeiro. As atividades permitirão o desenvolvimento de sistemas de inovação e
tecnologias aplicadas à determinados modelos de economias de
sustentabilidade, assim como da criação de aplicativos integrados à
racionalização do uso da água, energia e alimentos.

Equipe

Alfredo Akira Ohnuma Jr
Ubirajara Aluizio de Oliveira Mattos
Geraldo
Luiz Ferreira Cerqueira
Marcelo Obraczka
Adacto Benedicto Ottoni
Rafael
Ângelo Fortunato
André Luiz de Sá Salomão.

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Com soluções inovadoras, a Célula da Saúde se propõe a criar a Saúde3D

– Uma Unidade de Inovação e Pesquisa Multiusuário para Modelagem
Tridimensional com Impressão 3D, visando o planejamento, a modelagem
virtual, a produção e a impressão de peças para planejamento de cirurgias e
próteses humanas.

A Saúde3D será um espaço multiusuário e transdisciplinar para a integração e
o desenvolvimento de equipes compostas por professores e servidores do
corpo técnico, que serão capacitados para realização das atividades junto ao
corpo discente, docente e colaboradores externos, na construção de soluções
e no aproveitamento de oportunidades e ideias das diferentes áreas do
conhecimento das unidades acadêmicas e do complexo da saúde da
Universidade, incluindo as demandas oriundas do hospital universitário. Após a
capacitação do núcleo estruturante, serão oferecidos cursos formativos no
tema e cursos de educação empreendedora visando à formação de
facilitadores multiplicadores na Universidade e na produção de modelos, bem
como para a prestação de serviços à sociedade.

O processo de modelagem será iniciado a partir da capacitação da primeira
turma com o processo metodológico e impressão tridimensional da visualização
de lesões por modelagem virtual para planejamento cirúrgico e impressão de 3
(três) primeiras próteses: peças de encaixe para respiradores humanos
artificiais, laringoscópio de apoio a intubação de pacientes e stents
considerando a bioimpressão.

A impressão 3D apresenta uma série de vantagens em relação a algumas
técnicas tradicionais de produção. Ela permite a criação de objetos mais
complexos e em menos partes separadas, além da confecção de objetos
customizados, ou a produção em pequena escala, o que amplia muito a
variedade e as possibilidades de criação de modelos didáticos e anatômicos.
Essa tecnologia tem permitido a criação de próteses mais adequadas ao
paciente e a confecção de modelos para visualização mais precisos, que
permitem um melhor planejamento e redução do tempo de cirurgias.

Desta forma, para atingir seu objetivo, o espaço da unidade de Saúde3D será
organizado fornecendo a infraestrutura necessária e o suporte às atividades de
ensino, pesquisa e extensão que demandem as tecnologias, para que sejam
desenvolvidas de forma mais interativa e participativa.

Equipe

Alexandra Monteiro
Norma Albarelo
Eduardo José Lopes Torres
Lucio Paulo do Amaral Crivano Machado
Rômulo Cristovão de Souza.


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A célula de tecnologia propõe as seguintes ações para realização do projeto:

1- Desenvolvimento dos modelos de negócio interno e externo: o modelo de
negócios interno vai definir os critérios para o atendimento ao público interno
da UERJ. O que se deseja com esse modelo interno é favorecer o Technology
Push, isto é, favorecer o processo de geração de soluções e produtos
tecnológicos a partir da P&D gerados na universidade. Já o modelo de
negócios externos vai favorecer o Market Pull, ou seja, o processo de
desenvolvimento de soluções e produtos impulsionado pelas demandas de
mercado. Em ambos os casos a Casa de Software vai atuar em colaboração
com a célula auxiliando no processo de aceleração que envolverá a avaliação
tecnológica, o estudo de mercado e análise do negócio;

2- Formação dos grupos de trabalho: a partir dos aspectos de inovação em
software que foram citados anteriormente, serão criados grupos de trabalho,
formados majoritariamente por funcionários da UERJ e de outros órgãos
estaduais, nas seguintes áreas: metodologias ágeis, programação front-end,
programação back-end (incluindo banco de dados em rede), programação
mobile e data science em IoT. A nossa meta é atingir a capacitação de até 120
pessoas. O número de pessoas em cada grupo vai levar em conta o número de
candidatos, sua formação e os itens de inovação em software citados.

3- Capacitação dos grupos de trabalho: o processo de capacitação irá enfatizar
o aprendizado imersivo, com acesso online e offline, com o intuito de propiciar
uma maior agilidade e comodidade aos funcionários para participarem do
processo de capacitação. Além disso, é desejável que na plataforma seja
possível montar a capacitação de forma personalizada e ao mesmo tempo
apresente um painel de gestão para avaliarmos o aprendizado e o
engajamento. É prevista a divisão do processo em duas turmas de até 60
pessoas por ano.

4 – Formação de Portfólio: após a formação da primeira turma, iniciaremos a
formação do nosso portfólio a partir de cases escolhidos dentro da
universidade.

5 – Desenvolvimento de ações de formação continuada: de forma a garantir que
a Casa de Software mantenha a aplicação da inovação em seus serviços, ela
formatará uma metodologia para garantir a formação continuada. Cada grupo
será responsável por formatar novos cursos para capacitação in house que
serão disponibilizados em uma plataforma EAD para treinamento de novos
funcionários e alunos que desejarem estagiar na CS.

Próximos Cursos

IoT com ESP32 Dias 18/04 a 30/05, das 9h às 12h (3as e 5as).

PROJETO FAPERJ INTEGRA CÉLULA DE TECNOLOGIA –

CASA DE SOFTWARE Calendário Cursos 2023/1


Início em Janeiro/2023

  • Arduino – 10/01 a 23/02, das 9h às 12h (3as e 5as)
  • Programação Java – 10/01 a 23/02, das 13h às 16h (3as e 5as)
  • HTML5 – 10/01 a 23/01, das 17h às 20h (2as, 3as e 5as)

Início em Fevereiro/2023

  • JavaScript com DOM – 28/02 a 11/04, das 9h às 12h (3as e 5as)
  • Java para Web – 28/02 a 11/04, das 16h às 19h (3as e 5as)

Início em Abril/2023

  • IoT com ESP32 – 18/04 a 30/05, das 9h às 12h (3as e 5as)
    inscrição: Link
  • MongoDB – dias 27/03, 29/03 e 03/04, das 17 às 20h.
  • Visão Geral Arquiteturas FrontEnd/BackEnd – dia 10/04 – 17 às 20h (via canal do youtube do INOVUERJ: https://youtube.com/@inovuerj)
  • Soluções do Mercado – dia 12/04 – 17 às 20h (via canal do youtube do INOVUERJ: Link Youtube

Início em Maio/2023

  • React – 02/05 a 12/06 (2as e 3as das 17hs às 20hs) – Link de inscrição do React Link
  • PHP – 03/05 a 15/06 (4as e 5as das 17hs às 20hs) – Link de inscrição do PHP: Link

Início em Junho/2023

  • React Native- 27/06 a 23/07, das 09hrs às 12hrs (Terças e Quintas)
  • FrameWork PHP – Laravel – 29/06 a 13/07, das 17hs às 20hs (Quartas e Quintas)
  • Ionic – 14/07 a 05/08, das 17hs às 20hs(Segundas e Quartas)

Local do treinamento

  • Laboratório do Inoverj

Equipe

Jorge Luís Machado do Amaral
Norberto Mangiavacchi
Alexandre
Sztajnberg
Francisco Figueiredo Goytacaz Sant’Anna
Fábio Silva de Moraes
Fernando Gagno.


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Videos



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